Você sabia que existem aplicativos que podem te ajudar a acompanhar seu ciclo menstrual, sua ovulação, sua fertilidade e sua gravidez? São os aplicativos de calendário menstrual.

Esses aplicativos são chamados de calendário menstrual ou tracker menstrual, e são ferramentas úteis para você conhecer melhor o seu corpo e planejar o seu futuro.

Um calendário menstrual funciona como um diário pessoal, onde você registra as datas da sua menstruação, os sintomas que sente, a sua atividade sexual, o seu peso, a sua temperatura e outros dados relevantes.

Com essas informações, o aplicativo calcula a duração do seu ciclo, a sua janela fértil, a sua chance de engravidar e a data provável do seu próximo período.

Além disso, um calendário menstrual também oferece conteúdo educativo, dicas de saúde, lembretes de pílula, gráficos de evolução e muito mais.

Você pode personalizar o aplicativo de acordo com as suas preferências e necessidades, e ainda compartilhar os seus dados com o seu parceiro, o seu médico ou outras pessoas que menstruam.

Benefícios dos aplicativos de calendário menstrual

  • Prever o surgimento de sintomas como cólica, TPM, acne, alterações de humor e outros.
  • Preparar-se para a sua menstruação, evitando surpresas e imprevistos.
  • Aumentar as suas chances de engravidar, sabendo quando é o seu período mais fértil.
  • Prevenir uma gravidez indesejada, usando métodos contraceptivos adequados.
  • Cuidar da sua saúde, detectando possíveis irregularidades ou problemas no seu ciclo.
  • Conhecer o seu corpo, entendendo como o ciclo afeta a sua energia, o seu humor, o seu apetite e outros aspectos.

Existem vários aplicativos de calendário menstrual disponíveis para iOS e Android, com diferentes recursos e funcionalidades.

Aplicativos mais populares

Flo

O Flo é o calendário menstrual e a calculadora de ovulação nº 1 do mundo, usado por mais de 250 milhões de pessoas em vários países. O Flo tem uma interface simples e intuitiva, e oferece previsões precisas, credibilidade médica, privacidade e segurança dos seus dados. Além disso está disponível para Android e IOS.

Period Calendar

O Period Calendar é um aplicativo que rastreia os seus períodos, ciclos, ovulação e a chance de concepção. O Period Calendar é útil tanto para mulheres que querem engravidar quanto para aquelas que querem evitar uma gravidez. Além disso, o aplicativo também tem um lembrete de pílula, um monitor de sintomas e um gráfico de temperatura corporal.

Clue

O Clue é um aplicativo que te ajuda a entender o seu ciclo menstrual, a sua saúde reprodutiva e a sua fertilidade. O Clue tem um calendário rotacional, que mostra as fases do seu ciclo de forma visual e interativa. Além disso, o aplicativo também tem artigos científicos, alertas personalizados e integração com outros dispositivos.

Esses são apenas alguns exemplos de aplicativos de calendário menstrual que você pode usar para acompanhar o seu ciclo.

Então, experimente um deles e veja como eles podem facilitar a sua vida e melhorar a sua saúde.

Mas lembre-se de que nenhum aplicativo substitui a consulta médica, e que você deve sempre procurar um profissional de saúde em caso de dúvidas ou problemas.