Mão segurando o celular aberto em aplicativos GPS offline.

Você pode ser pego de surpresa em alguns momentos com a falta de internet no seu celular, por isso vamos te ensinar truques de como utilizar aplicativos GPS offline.

Os aplicativos de GPS revolucionaram a nossa forma de nos locomover pelo mundo. Uma verdadeira revolução moderna que veio para ficar e trouxe grandes mudanças no jeito como nos orientamos no trânsito ou até mesmo a pé.

Entendendo como o GPS funciona

A sigla GPS na verdade faz referência a “Global Positioning System”, que é o sistema de posicionamento global usado pelos aplicativos para rastrear a localização do seu celular, por isso esses aplicativos te oferecem o caminho mais rápido para chegar ao seu destino seja de carro, moto, bicicleta, ou até mesmo a pé.

Por que usar aplicativos GPS no seu dia a dia

Agora imagina você atrasado para um compromisso em um lugar que não conhece, em meio a um trânsito com o qual não está familiarizado. Eis a solução, um aplicativo GPS. Basta você digitar o endereço e logo ele te oferece o trajeto mais rápido.

Ah, é importante saber que os aplicativos GPS utilizam tecnologia de localização por satélite e oferecem informações em tempo real, considerando até mesmo o trânsito naquele momento em que você está utilizando.

Dessa forma você consegue evitar trajetos com vias impedidas e engarrafamentos que podem prejudicar o seu dia.

Um bom exemplo disso é o Google Maps, um dos mais conhecidos e populares aplicativos GPS do mundo, que oferece esse tipo de serviço gratuitamente.

Você vai gostar de ler: Aplicativo rastreador de celular perdido

Mas, se você está buscando novas opções de aplicativos GPS, mais modernas e atualizadas e que funcionam sem internet, temos as melhores opções disponíveis no mercado para indicar pra você.

Aplicativos GPS que funcionam sem internet

Here WeGo

É um app completo e gratuito. Após baixar este aplicativo e selecionar a opção off-line, ele irá funcionar sem a necessidade de internet para o mapa da região, estado ou país que foi baixado, além de oferecer várias outras ferramentas úteis para orientação do usuário.

Maps.Me

É um aplicativo GPS gratuito, que oferece mapas off-line de praticamente qualquer lugar do mundo, para que você possa usar sem precisar de internet.

Gaia GPS

É outro aplicativo que funciona sem conexão com a internet e oferece a possibilidade de explorar trilhas e rotas das mais variadas. O app ainda disponibiliza mapas topográficos, aéreos e de estradas em todo o mundo para que você possa planejar suas viagens e aventuras.

Wikiloc

Oferece mapas topográficos off-line gratuitos. Também é um canal de troca de experiências, dicas e informações, além de que permite que você descubra quais as melhores trilhas próximas a você.

Benefícios de usar apps de localização

O que faz desses aplicativos uma ótima opção para qualquer pessoa, é que eles são intuitivos e muito fáceis de usar. Mesmo para aqueles que não tem muita habilidade com internet e tecnologia, é possível usá-los com facilidade. Não há segredo, é só abrir o aplicativo, digitar o endereço de destino e ele te dará o melhor caminho, é bem simples, questão de segundos.

Vários desses aplicativos também te oferecem opções como; traçar percursos alternativos, salvar seus endereços favoritos ou até mesmo encontrar lugares agradáveis e úteis ao longo do trajeto como restaurantes, pontos turísticos e até postos de combustível. 

Agora não pense que a utilidade dos aplicativos GPS se restringe apenas àqueles que dirigem, não mesmo. Eles são uma ajuda de grande valor por exemplo, para quem está em um passeio turístico, e quer explorar mais lugares da cidade que está visitando caminhando a pé.

É só colocar o fone de ouvido, acessar o aplicativo GPS, selecionar a opção “pedestre” e curtir o passeio pelos novos lugares, até então desconhecidos. E isso tudo sem medo, afinal o seu guia pessoal está na palma de sua mão.

Agora se você é um daqueles mais corajosos, que buscam mais adrenalina, e gostam de se aventurar explorando trilhas e caminhos desconhecidos, existem também aplicativos próprios para navegação off-road, com esses apps você tem acesso a fotos e mapas detalhados de trilhas, áreas rurais e montanhosas e assim pode se aventurar com segurança “fora da estrada”.

Por fim, podemos dizer com segurança que perder-se não é uma opção, basta um click no celular e o problema já está resolvido.

Ah, é importante saber que a maioria desses apps tem recurso de compartilhamento de localização, permitindo que você avise seus amigos e familiares onde você está.

Enfim, os aplicativos GPS se tornaram grandes companheiros de viagem, trilhas, caminhadas e até em meio a loucura do trânsito das grandes cidades. Portanto não se esqueça, seu guia está na palma de sua mão.