Identifique plantas usando a câmera do seu celular e aprenda tudo sobre o mundo da botânica.

A tecnologia nos ajuda em muitos sentidos no nosso dia a dia, principalmente os aplicativos que vem sendo desenvolvidos para vários fins, eles nos servem de apoio e simplificam muito a nossa vida corrida.

Se você é daquelas pessoas que ama plantas e flores, com certeza você vai gostar de conhecer os aplicativos que separamos com carinho, para ensinar como eles são acessíveis e mostrar como é fácil de usá-los.

PlantSnap

O app PlantSnap oferece diversos recursos para quem deseja conhecer mais do mundo das plantas.

Além de fazer a identificação de diversos tipos de plantas, ele ainda identifica tipos de árvores, flores, vegetais, cogumelos e muito mais.

O aplicativo possui um banco de dados com mais de 580 mil plantas, entre árvores, suculentas, cactos e folhas, que aliado com a tecnologia é capaz de reconhecer mais de duas mil novas espécies de plantas por mês.

A plataforma ainda oferece aos seus usuários um recurso muito interessante, que você pode salvar as suas descobertas e enviar para seus amigos ou compartilhar em suas redes sociais.

E o mais interessante, é que os desenvolvedores do PlantSnap plantam uma árvore para cada pessoa que se cadastra no app e se torna um usuário registrado.

PictureThis

O PictureThis é mais uma dica valiosa de app de identificação de plantas.

Com mais de 10 mil espécies cadastradas em seu banco de dados, o app é capaz de identificar novas plantas com uma precisão de quase 100%.

Os usuários do PictureThis têm a ajuda de diversos especialistas que fazem parte da comunidade, que dão dicas e informações importantes, como por exemplo, forma correta de cultivo e curiosidades sobre determinada planta.

Disponível para celulares Android e iOS, gratuitamente.

PlantNet

O app PlantNet foi desenvolvido por vários cientistas e especialistas da área da botânica e tem como objetivo ajudar seus usuários a descobrirem as plantas encontradas e espécies novas.

O app conta com mais de 4 mil espécies cadastradas em seu banco de dados e uma comunidade que auxilia, dando dicas e informações importantes sobre as plantas encontradas e cadastradas.

O app está disponível de forma gratuita para celulares Android e iOS.

iNaturalist

Um dos aplicativos mais populares da categoria, o iNaturalist ajuda você a identificar plantas e animais ao seu redor.

A plataforma foi desenvolvida por especialistas e cientistas da Academia de Ciências da Califórnia e da National Geographic Society.

Esses especialistas fazem parte de uma comunidade dentro do app para ajudar nas possíveis descobertas de plantas novas, debater sobre assuntos de interesse comum, e ainda dar dicas de como cultivar e cuidar das plantas.

Possui uma interface bonita e fácil de usar, com apenas uma foto, você consegue identificar e obter as informações importantes sobre ela.

O aplicativo está disponível tanto para celulares Android como também para celulares com sistema iOS.

Seek

O Seek é mais uma ferramenta capaz de identificar plantas ao seu redor, por meio de fotos tiradas do seu próprio celular.

Ele apresenta qual o tipo da planta e informa suas principais características e informações de como cuidar e cultivar.

O aplicativo se baseia em informações do iNaturalist para fazer o reconhecimento correto das plantas.

A plataforma está disponível no mercado digital e é compatível com celulares com sistema Android e iOS.

Baixe um desses aplicativos e identifique plantas usando a câmera do celular, e se torne conhecedor da botânica, que com certeza tem muito a nos ensinar sobre as maravilhas das plantas.