Os cuidados com a natureza podem se tornar ainda mais fáceis se você usar um aplicativo para reconhecer plantas com a câmera do celular, dessa forma, além de poder reconhecer todos os tipos de plantas, você ainda consegue descobrir pra que cada uma serve e os principais cuidados.

A maioria desses aplicativos estão disponíveis para celulares Android e iOS e são gratuitos.

Todas as plataformas possuem uma grande variedade de diferentes tipos de plantas em seu banco de dados, portanto você tem uma ferramenta super útil em suas mãos.

Preparamos uma lista dos melhores aplicativos, os mais funcionais e os mais populares para te ajudar a escolher o que melhor se adapta a sua rotina.

Seek

O Seek é uma plataforma disponível para celulares Android e iOS, que permite identificar todos os tipos de plantas e animais encontrados na natureza, por meio da câmera do seu celular.

O aplicativo tem uma espécie de desafios, onde o usuário pode participar e ganhar emblemas quando suas descobertas forem importantes.

Não é necessário fazer nenhum tipo de cadastro para usar o Seek e nem passar seus dados, o app é simples e intuitivo.

A plataforma foi desenvolvida por uma esquipe de especialistas da Academia de Ciências da Califórnia e da National Geographic Society, e o reconhecimento das plantas e animais é baseado nas informações do iNaturalist.

PlantNet

Outra dica super útil quando se fala em descoberta de plantas, suas origens e para que servem é o PlantNet, que é especificamente usado na identificação de plantas não ornamentais ou então as que são produzidas em horticulturas.

Possui um grande banco de dados com milhares de plantas, que auxiliam o usuário no processo de identificação.

O usuário fotografa determinada planta, manda para o app e ele automaticamente envia o resultado com nome, nome científico, dados e principais cuidados.

Segundo os seus desenvolvedores, o app é constantemente atualizado pelas informações descobertas pelos próprios usuários, depois de um estudo aprofundado.

A foto deverá ser bem nítida, com um fundo uniforme e sem outras espécies ao lado, somente assim o app consegue identificar a planta de forma precisa.

O app está disponível para celulares Android e iOS e é totalmente gratuito.

Flora Incognita

Esse aplicativo possui milhões de acessos e serve para identificar plantas e passar as informações corretas aos usuários, como toxidade, suas principais características e como deve ser feito o cuidado da planta.

O app Flora Incognita possui um banco de dados com mais de cinco mil espécies cadastradas e mais de dez mil imagens, principalmente imagens de plantas da Europa Central.

A ferramenta permite ainda que você crie listas que podem posteriormente serem exportadas com todas as informações e características da planta.

Esse app está disponível nas melhores lojas de aplicativos, para celulares Android e iOS.

NatureID

Para quem gosta de se aventurar no mundo da botânica e descobrir plantas, esse app é o ideal.

Através de uma foto a ferramenta identifica a planta e ainda fornece todas as informações adicionais sobre ela, além de dar dicas de como cuidar e manter.

Você ainda consegue personalizar o app para que ele envie lembretes para quando a planta precisar dos cuidados como horário de sombra, de água e muito mais.

O app NatureID também consegue reconhecer quando existe algo de errado com a planta, identificando doenças, além de emitir um relatório ao usuário, ensinando como proceder para tratar a planta e recomendando como prevenir outras doenças.

O app está disponível de forma gratuita para sistemas Android e iOS.

Com um aplicativo para reconhecer plantas com a câmera do celular, você consegue ter acesso ao mundo da botânica e adquirir muito conhecimento na área.