Quem gosta de cultivar plantas e conhecer mais sobre temperos e flores, agora podem descobrir através dos aplicativos para identificar plantas, disponíveis no mercado digital para celulares Android e iOS.

Muitas pessoas gostam de pesquisar sobre plantas, raízes e flores, pra que servem, se são comestíveis ou não, formas de cuidar, ou apenas por curiosidade.

E essas pesquisas agora se tornaram mais fáceis com os vários aplicativos que auxiliam na hora em que você encontra aquela planta na rua por exemplo e não sabe o nome ou para que ela serve.

Preparamos uma lista com algumas dicas de aplicativos para identificação de plantas, flores e raízes, que além de identificarem as plantas, a maioria deles ainda fornecem outras informações importantes, como por exemplo, a melhor forma de cultivo, se são comestíveis ou venenosas, se podem ser colocadas em vasos para ornamentar a casa e muito mais.

PlantNet

O PlantNet é um aplicativo bem completo que tem a função de identificar plantas não ornamentais ou oriundas de horticulturas.

A partir de uma simples foto é possível através de um extenso banco de dados identificar automaticamente as plantas fotografadas, o aplicativo analisa a imagem e informa aos usuários qual espécie se trata.

O banco de dados é atualizado constantemente pelos usuários do mundo inteiro, pois quando uma foto é identificada, é possível submetê-la a um processo de análise fornecido pelo próprio aplicativo.

O aplicativo PlantNet está disponível para celulares Android e iOS de forma gratuita.

iNaturalist

Um dos aplicativos mais famosos e utilizado por mais de 400 mil pessoas, entre estudiosos, cientistas e curiosos, o iNaturalist possibilita descobrir novas espécies de plantas, armazenar informações sobre as suas descobertas, debater sobre as plantas encontradas e ainda receber sugestões dos demais usuários da comunidade.

Segundo os seus desenvolvedores, os registros pessoais compartilhados pelos usuários da comunidade, são extremamente importantes para aumentar a base de dados científicos para que os pesquisadores tenham mais recursos quando forem trabalhar no reconhecimento da flora.

A ferramenta está disponível para celulares Android e iOS gratuitamente.

NatureID

O NatureID, é um famoso identificador de plantas, conhecido por usuários de todo o mundo.

O aplicativo é muito completo, pois além de fazer a identificação da imagem, ainda fornece ao usuário seu nome correto e uma descrição com informações importantes sobre essa determinada planta, como por exemplo a quantidade ideal de água que a planta necessita, luz correta, fertilizantes que ela necessita para se manter saudável e ainda permite que o usuário personalize lembretes que vão notificar através de toques sonoros quando a planta requer cuidados.

O NatureID, ainda possui um recurso muito interessante que é reconhecer quando algo está errado com determinada planta, como por exemplo problemas causados por invasores, emitindo um relatório completo com o tratamento adequado para a planta, além de recomendação de prevenção.

O aplicativo é totalmente gratuito e está disponível tanto para sistemas Android como para iOS.

Flora Incognita

Esse aplicativo, também conhecido mundialmente, além de identificar as plantas, ainda fornece todas as informações adicionais e importantes sobre cada espécie, como toxidade, locais onde elas podem ser encontradas, estado de proteção e suas características particulares.

O banco de dados do aplicativo Flora Incognita possui informações de mais de 4800 espécies e mais de 10 mil imagens e se destaca por permitir que o usuário crie uma lista que pode ser exportada com as informações das respectivas plantas, além de utilizar a localização e criar um mapeamento de onde as plantas podem ser encontradas.

O aplicativo é gratuito e está disponível para sistemas iOS e Android.