Você sabia que é possível encontrar metais usando o celular?

Sim é possível, pois existem hoje aplicativos que auxiliam a busca por metais, além dos já conhecidos detectores eletrônicos e portáteis.

Detectores de metais, são aparelhos portáteis que são capazes de detectar a presença de metais próximos como objetos enterrados no subsolo.

Os detectores são basicamente um aparelho que contém uma sonda de sensor, que quando está perto de algum objeto de metal, emite um som, que é possível constatar onde ele se encontra.

Normalmente, o aparelho dá uma indicação de distância, e quanto mais perto estiver do metal, maior será o som no fone de ouvido.

Para transformar o seu celular em um detector de metais, é necessário que o seu aparelho tenha sensores giroscópios, geomagnéticos e acelerômetros.

Se você não tem condições de comprar um detector de metais ou não consegue fazer um detector caseiro, essa é a melhor opção.

Esse aparelho vai ajudar na aprendizagem em detectar metais, porém vai depender do tipo e da qualidade do seu aparelho.

Esse aplicativo tem a função de medir o valor do campo magnético, usando o sensor que está conectado ao seu aparelho celular.

Metal Detector

O Metal Detector é uma ferramenta que está disponível para celulares Android, que detecta metais.

O programa funciona como uma espécie de imã, a partir de uma bússola digital que existe no celular, que é capaz de detectar metais em qualquer lugar, e para que ele funcione de forma correta basta apontar o celular para um objeto metálico para que o dispositivo o reconheça.

Após a sua instalação, o dispositivo procura por objetos metálicos nas suas proximidades, escaneia o objeto e após alguns segundos vibra e aparece na tela do celular.

É possível ainda definir se o aparelho irá vibrar ou emitir um som, que o usuário poderá alterar nas definições do aplicativo quando for instalá-lo.

Em contrapartida, quanto mais alto for a sensibilidade do som emitido, mais bateria será gasta no seu celular.

A busca por identificar metais geralmente é feita por bancos, casas de câmbio, casas de shows várias outras entidades, a fim de garantir a segurança dos devidos locais.

De acordo com os usuários do aplicativo Metal Detector, a ferramenta não passa de uma brincadeira para interagir com amigos e familiares, pois já foram detectados pelo app objetos errados, portanto o aplicativo funciona, porém não deve nunca ser substituído por detectores profissionais, usados em aeroportos, bancos, forças armadas e outras instituições.

O aplicativo funciona, porém não é confiável em locais que exijam um aparelho profissional, ele serve apenas para o usuário se distrair e passar o tempo.

Existem no mercado uma diversidade de detectores de metais, específicos para cada função, existem inclusive os detectores submarinos, para detectar metais no fundo do mar.

Os detectores de metais funcionam através de um campo magnético, que em contato com o objeto, induz uma corrente elétrica, assim como o objeto também possui um campo que provoca interferência no detector.

Dessa forma, se observa a devida variação em um medidor específico que vai dar um sinal quando os materiais entrarem em contato.

Resumidamente os detectores funcionam por eletromagnetismo, composto por um transmissor e um receptor.

O transmissor consiste em fios de cobre ajustados ao redor de um material metálico, alimentado por uma fonte de energia externa.

O receptor consiste em uma bobina enrolada em ferro, porém sem alimentação de energia.

Agora é curtir cada momento da sua gestação, enquanto aguarda o dia especial para seu bebe nascer.


Leia também: