Você e todos os brasileiros que são proprietários de veículos com certeza sabem o que é o IPVA e como esse imposto tira o sono de muita gente já no primeiro mês do ano. Se você é novo nesse mundo e não sabe onde consultar o valor do IPVA do seu carro. Vamos te mostrar agora tudo sobre o IPVA 2024 onde consultar e como pagar.

O IPVA é o imposto sobre a propriedade de veículos automotores, e o estado cobra anualmente o imposto dos proprietários de carros, motos, caminhões e outros veículos. O estado calcula o valor do imposto sobre o valor venal do veículo, que varia de acordo com o modelo, ano e estado do veículo.

O IPVA é um imposto estadual, então cada estado tem suas próprias regras e alíquotas para cobrar esse tributo.

O estado e o município onde o veículo está registrado dividem o dinheiro arrecadado. E, pelo menos na teoria, esse dinheiro é usado para financiar obras e serviços públicos como segurança, transporte e infraestrutura.

Por que pagar o IPVA?

Pagar o IPVA em dia é uma obrigação de todo cidadão que possui um veículo, pois o atraso ou não pagamento pode acarretar diversos problemas. Como multas, juros e restrições no licenciamento do veículo (que também é obrigatório).

Então, onde consultar e como pagar o IPVA 2024?

É muito simples, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda do estado onde o veículo está matriculado ou baixe o aplicativo IPVA.
  2. Informe o número do Renavam e a placa do veículo.
  3. Consulte o valor do IPVA, as datas de vencimento e as formas de pagamento.
  4. Escolha a forma de pagamento que mais se adequa ao seu bolso: à vista com desconto (pagamento único e deve ser realizado em Janeiro); à vista sem desconto (pagamento único e deve ser realizado até Fevereiro); ou parcelado em até cinco vezes.
  5. Emita a guia de pagamento ou o código de barras para pagar o IPVA em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativo de pagamento do seu banco.
  6. Guarde o comprovante de pagamento e fique tranquilo. Pode rodar com seu carro à vontade.

Pronto, agora você já sabe como consultar e pagar o IPVA 2024 de forma fácil e rápida.

Então, lembre-se de que o pagamento do IPVA é um dever de todo proprietário de veículo, e que ao cumprir essa obrigação, você evita transtornos futuros.

Lembrando que, assim como o IPVA, você deve se atentar a outras obrigações com o seu veículo como o licenciamento que deve ser feito dentro do prazo.

E também a revisão do veículo, principalmente se for viajar nessas férias.

Então, se atente a todas as informações que passamos aqui e seja um condutor consciente. Pague seu IPVA e licenciamento em dia e não seja surpreendido com uma multa ou apreensão do seu veículo.

Obrigada por ler até aqui. Até a próxima!