Usando um aplicativo funcional, você vai aprender de forma muito simples como aferir sua pressão arterial pelo celular.

Para as pessoas que sofrem de pressão alta, é muito importante ter alguns cuidados necessários, inclusive com a total dedicação da família em relação a isso, porque é algo muito sério e as vezes pode acontecer de não dar tempo de a pessoa pedir ajuda.

Estar em constante contato com seu médico também é essencial, pois ele já possui todo o seu histórico de saúde e com certeza, se perceber que algo não está bem, ainda dá tempo de tomar as medidas necessárias com urgência.

Com a chegada da tecnologia e da medicina avançando cada dia mais, estão sendo criados e desenvolvidos vários aparelhos para agilizar o processo de atendimento de pacientes, principalmente aqueles que necessitam de cuidados diários.

Uma das novidades desenvolvidas por especialistas são aplicativos que permitem medir a pressão arterial e obter um resultado imediato, e ainda informar os contatos se caso algo não estiver bem.

Abaixo vamos dar dois exemplos de aplicativos, os mais conhecidos e que obtém melhores resultados.

Samsung Health Monitor

O Samsung Health Monitor é um aplicativo que foi desenvolvido a fim de realizar a medição da pressão arterial, salvar e compartilhar o resultado imediatamente e ainda, em caso de um resultado negativo, enviar mensagens aos contatos que a pessoa tem em seu celular.

Para que o aplicativo funcione corretamente será necessário obter um relógio desenvolvido pela Samsung, o Galaxy Watch Active 2 ou o Galaxy Watch 3.

Em poder do smartwatch, o usuário consegue realizar facilmente as medições, enquanto o app instalado no celular reúne os dados obtidos e cria um relatório de monitoramento para que o paciente e sua família possam acompanhar o nível da pressão.

É muito importante lembrar que essas medições não servem de forma alguma como um diagnóstico médico, a sua função é apenas monitorar e prevenir.

Além da medição da pressão o app ainda conta com a detecção de quedas, que quando habilitada, envia uma notificação para os contatos de emergência cadastrados e pareados no app.

O objetivo dessa função é mandar uma informação rápida para que os familiares consigam prestar apoio imediato em caso de queda do paciente.

Para que o app forneça as informações corretamente é imprescindível que o paciente evite exercícios físicos e uso de álcool e cafeína, 30 minutos antes da medição.

Também é recomendado 5 minutos antes da medição que o paciente permaneça sentado com as pernas apoiadas no chão e encostado na cadeira.

BP Monitor App

Esse também é um aplicativo funcional e bem completo para a realização da medição arterial, ele permite medir a pressão sistólica e a diastólica, além da taxa de pulso.

O app BP Monitor App está disponível para celulares Android e iOS.

Vale ressaltar, que esses aplicativos são extremamente úteis, porém, não devem ser a principal forma de controlar a pressão, principalmente para aqueles pacientes que já possuem um histórico de pressão alterada.

Essas ferramentas são apenas de apoio, para que a pessoa consiga controlar a sua pressão em casa, mas não substituem de forma alguma o diagnóstico periódico do médico especialista e a realização de exames para manter a saúde regular e sempre bem monitorada.

Essas informações são inclusive importantes como fonte de informação que vão complementar o acompanhamento periódico ao médico.

Como vimos, é possível e temos como aferir sua pressão arterial pelo celular, através desses aplicativos desenvolvidos por especialistas na área que vão te auxiliar no monitoramento da sua pressão com uma frequência maior e diária.