Possuir um detector de metal para celular é possível hoje, graças a tecnologia do mercado digital.

Os detectores de ouro e metal tem um histórico bem longo e bastante interessante.

O primeiro detector de metal foi criado em meados de 1800, a partir da invenção da eletricidade, onde estudiosos tiveram a ideia de desenvolver uma máquina que pudesse detectar metais enterrados no solo.

A primeira tentativa em se criar um detector de metais, foi quando o presidente dos EUA, James Garfield, foi baleado na estação de trem de Baltimore.

Foi então criado um detector para tentar salvá-lo, porém a tentativa não deu certo, pois as molas da cama onde se encontrava o presidente, confundiram a máquina e ele não resistiu aos ferimentos.

Essas máquinas eram incrivelmente grandes, complicadas de manusear e funcionavam com tubos a vácuo, mas como estavam sendo úteis, continuaram sendo usadas até Fisher conseguir criar um detector portátil.

Mais tarde, Charles Garret, um engenheiro eletricista começou a detectar metais por hobby e por conta disso criou uma máquina mais moderna, capaz de detectar metais sem oscilação.

A busca pela tecnologia fez com que outros detectores fossem criados e hoje contamos com uma infinidade de modelos de detectores para diversas funções, portáteis e fáceis de usar, inclusive detectores para celulares.

Os detectores de metais são extremamente uteis, principalmente para encontrar metais escondidos no subsolo, inclusive ouro.

Metal Detector

O Metal Detector é um aplicativo especifico para celulares Android para detectar metais.

Uma ferramenta muito simples de ser usada, basta direcionar o celular para um sobejo metálico específico para que ele o reconheça, funciona como uma espécie de imã, a partir de uma bússola digital existente no celular, capaz de detectar campos magnéticos.

Logo após a sua devida instalação, o aplicativo passa a procurar automaticamente por objetos metálicos nas proximidades e escaneia o objeto, mostrando através da palavra :detectado: na tela do celular.

O usuário pode escolher na hora de baixar o seu aplicativo, se ele quer que o aparelho apenas vibre ao encontrar um objeto metálico, ou emita um determinado som, além também de poder alterar a sensibilidade da detecção, fazendo com que o aplicativo consiga encontrar mais rapidamente os metais.

Porém, temos que afirmar que quanto mais sensibilidade a ferramenta possuir, mais bateria o seu aparelho celular irá utilizar.

Caso o aplicativo não funcione adequadamente, pode significar que os sensores do seu aparelho estão danificados, com temperaturas muito altas ou simplesmente são inexistentes.

Outra curiosidade dos detectores de metais para celular, é que eles são diretamente afetados por qualquer aparelho eletrônico como por exemplo aparelhos de TV, computadores e outros, devido as suas ondas eletromagnéticas, portanto não devem ser usados perto deles.

Os detectores de metais encontrados hoje no mercado são usados para vários tipos de segmentos, como por exemplo bancos, forcas armadas, casas de câmbio e apresentações de shows, para garantir a segurança.

Na maioria dos casos eles são usados especificamente para detectar armas ou outros objetos perigosos e garantir a segurança das pessoas que estão no local.

No caso do aplicativo Metal Detector, tudo não passa é claro de uma brincadeira, pois ele não é tão estável na hora de encontrar metais, os próprios desenvolvedores da ferramenta deixam claro que o aplicativo pode ser instável em alguns casos e não detectar os objetos da forma correta.

O aplicativo funciona é claro, e segundo alguns usuários ele consegue identificar vários tipos de metais, mas ele não substitui aparelhos profissionais utilizados em bancos e outras instituições.

O aplicativo é gratuito e seu idioma é inglês.