Hoje o governo anunciou, através do primeiro-ministro, o aumento do subsídio social de solidariedade e quais os valores que as famílias irão receber e quais grupos de pessoas têm direito ao benefício.

Será uma ajuda de emergência paga em Dezembro a 2,3 milhões de cidadãos vulneráveis e com baixos rendimentos.

Neste artigo vamos te dar todas as informações necessárias como detalhes dos beneficiários e valores do auxílio com tabelas.

De acordo com as palavras do ministro:

“o número de cidadãos que vão beneficiar desta iniciativa governamental está estimado em 2,3 milhões e chamamos a este subsídio de Solidariedade Social , porque como verá abaixo, vem apoiar ao máximo os nossos concidadãos que estão em maior necessidade”

Lista de beneficiários

tabela de beneficiários do subsídio social de solidariedade da grécia

Fonte: Min. economia Nacional

Medidas anunciadas e o subsídio social de solidariedade

Aumentos permanentes nas pensões a partir de 1º de janeiro de 2023, baseados em uma fórmula que leva em conta o crescimento do produto interno bruto (PIB) e a inflação.

Os aumentos serão de três tipos: um para todos os pensionistas, um para aqueles com mais de 30 anos de contribuição e um para aqueles com uma grande diferença pessoal entre a pensão atual e a calculada pelo novo sistema.

A abolição da contribuição extraordinária de solidariedade para os pensionistas com renda acima de 12 mil euros por ano.

O que resultará em um benefício adicional que pode chegar a 600 euros por ano para alguns.

A concessão de um dividendo social para os trabalhadores, cujo valor e critérios serão anunciados pelo primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis na FIT.

O aumento do subsídio familiar para as crianças, que passará de 40 para 50 euros por mês para a primeira e segunda criança. E de 100 euros por mês para 120 euros por mês para a terceira e quarta criança.

Além disso, o subsídio será estendido para as famílias com renda até 40 mil euros por ano, em vez de 24 mil euros como antes.

O ministro Hatzidakis afirmou que as medidas visam fortalecer o estado social, apoiar o crescimento econômico e distribuir os benefícios da recuperação para os grupos mais vulneráveis da sociedade. 

Ele também destacou que as medidas são possíveis graças à gestão responsável das finanças públicas e à superação das expectativas de crescimento para 2022.

Os pagamentos adicionais

Subsídio de 100-200 euros para reformados com diferença pessoal.

Duplicar o valor do passe de mercado e a sua prorrogação para Novembro e Dezembro para os cidadãos das zonas afectadas pelas recentes catástrofes.

Subsídio de aquecimento para todas as fontes de energia que a partir de 1-1-2024 é também alargado às faturas de eletricidade.

O Passe Jovem para jovens de 18 a 19 anos.

O aumento do rendimento mínimo garantido de 8%.

Tal como aponta o Ministério da Economia Nacional, o custo total das medidas de apoio ao rendimento dos cidadãos para dezembro ascende a 717 milhões de euros.

Enquanto a despesa com medidas permanentes de apoio ao rendimento dos cidadãos a partir de 2024 ascende a 1,6 mil milhões de euros por ano.

Enfim, se precisa de mais informações e detalhes sobre os pagamentos acesse o site oficial.