Hoje iremos falar sobre algo que claramente pode mudar de leitor para leitor. Trazemos aqui os 3 Melhores Filmes Nacionais de Todos os Tempos”.

Lembrando que não colocamos as ordens como um pódio onde o número 1 é o melhor e o número 10 é o pior.

E sim fizemos um compilado dos melhores mediante à pesquisa com 350 pessoas espalhadas por diversas regiões do Brasil.

Veja à baixo o nossa lista com Os 3 Melhores Filmes Nacionais de Todo os Tempos.

Cidade de Deus

Zé Pequeno, em Cidade de Deus

O filme “Cidade de Deus” produzido no ano de 2002 pela O2 Filmes, Vídeofilmes e Globo Filmes foi distribuído pela Lumière Brasil.

O longa é uma adaptação feita e roteirizada por ninguém menos que por Braulio Montovani à partir do livro Cidade de Deus escrito pelo renomado escritor Paulo Lins.

O filme foi dirigido por Fernando Meirelles e também pela diretora Kátia Lund.

E traz como atores os até então desconhecidos Leandro Firmino (Zé Pequeno), Alexandre Rodrigues (Buscapé), Jonathan Haagensen (Cabeleira), Matheus Nachtergaele (Cenoura), Douglas Silva (Dadinho) e Seu Jorge (Mané Galinha).

O filme se passa no começo dos anos 60 quando a Favela Cidade de Deus começou a ser construída e nos anos 80 se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro retratando assim o crescimento do crime organizado na região.

Conforme a história vai se passando, diversos personagens vão aparecendo em eventos que em algum momento do filme se entrelaçam, e tudo contado pelo ponto de vista do personagem protagonista Buscapé que foi obrigado a crescer em um ambiente violento porém mesmo tentando não conseguiu seguir esse caminho e tem o sonho de ser fotógrafo.

Com certeza esse filme não poderia faltar na lista de Os 3 Melhores Filmes Nacionais de Todo os Tempos

Temos também nesse longa de grande sucesso o menino Dadinho vivido e interpretado por Douglas Silva que desde muito pequeno nota-se a inclinação do personagem para o crime.

Dadinho na época dos anos 60 tinha como heróis 3 bandidos da Cidade de Deus que eram tratados como os “Robin Hood’s”  da favela, pois roubavam dos ricos e davam aos pobres, esses 3 bandidos eram conhecidos como “O Trio Ternura”, Cabeleira, Alicate e o Marreco, irmão de Buscapé na história.

A história se passa e Dadinho se torna agora Zé Pequeno, Zé faz de tudo para ser o “dono” de todas as bocas de fumo da Cidade de Deus, matando e tomando tudo para ele.

Só não toma uma região, a boca do Cenoura, pois Cenoura é amigo de Bené, seu fiel escudeiro.

A trama envolve depois vários outros personagens que da um tempero especial ao longa metragem, personagens esse como o Mané Galinha, vivido pelo ator e cantor Seu Jorge.

Mané Galinha se torna o principal adversário de Zé Pequeno, tornando assim o confronto dos dois grupos em uma verdadeira guerra.

Cheio de ação, tiros, amizades, romances e muitas outras coisas, Cidade de Deus é com certeza um dos melhores filmes nacionais de todos os tempos.

Trailer de Cidade de Deus.

Tropa de Elite

Capitão Nascimento, em Tropa de Elite

Tropa de Elite, lançado no ano de 2007 é um filme brasileiro do gênero Drama/Policial dirigido por José Padilha que inclusive também escreveu seu roteiro juntamente com Rodrigo Pimentel e Braulio Mantovani, tendo a produção de responsabilidade de Marcos Prado.

O grande tema desse longa é com certeza a Violência Urbana que assola a cidade do Rio de Janeiro junto com o dia a dia do batalhão de Operações Especiais, o BOPE e seu capitão, Nascimento.

O livro traz para seus espectadores elementos presentes à partir do livro Elite da Tropa de Rodrigo Pimentel, André Batista e Luiz Eduardo Soares.

O filme é estrelado por Wagner Moura (Capitão Nascimento), André Ramiro (Mathias), Caio Junqueira (Neto), Milhem Cortaz (Capitão Fabio), Fernanda Machado (Maria) e Fabio Lago (Baiano).

No filme há uma crítica dura aos usuários de drogas, atribuindo a eles toda a culpa pelo crescimento do tráfico de drogas e também da violência nas cidades.

Isso gerou na mídia brasileira um enorme debate, juntamente com as torturas por parte da polícia mostradas no filme, gerando assim algumas questões como por exemplo transformar alguns personagens em heróis sendo eles violentos com criminosos e com a população carente que moram nas favelas.

No entanto o diretor José Padilha não concorda com essa abordagem.

O filme foi premiado no Festival de Berlim em 2008 com o prêmio Urso de Ouro de melhor filme.

A trama conta a história de um Capitão do BOPE que está com alguns problemas psiquiátricos e faz uso de remédios para controlar a ansiedade enquanto não encontra ninguém para assumir seu lugar como líder da equipe do esquadrão especial.

Por outro lado, dois amigos, Neto e Mathias são aspirantes policiais militares que vivem todo um ambiente de sujeira de policiais corruptos, suborno, associação ao tráfico e se veem presos ao sistema que a própria liderança da polícia impõe.

Em uma ocorrência no Morro do Turano os dois se envolvem em um grande tiroteio onde são salvos pelo Capitão Nascimento e seus homens, tendo assim o interesse em ingressarem no BOPE.

À partir daí, o foco de Nascimento é fazer com que um dos dois se torne seus substituto para que ele tenha mais tempo para cuidar de sua esposa e seu filho recém nascido.

A história é cheia de drama, suspense e com certeza muita ação fazendo assim de Tropa de Elite um dos principais nomes do cinema nacional de todos os tempos.

Trailer de Tropa de Elite

Pixote, a Lei do mais Fraco

Pixote, em Pixote, a lei do mais fraco

Pixote, a Lei do mais fraco é um Drama brasileiro lançado no ano de 1980 com o roteiro de Hector Babenco e Jorge Durán e dirigido também por Hector Babenco.

O Longa é baseado no livro do escritor José Louzeiro chamado Ïnfância ds Mortos”.

Considerado por muitos como um documentário de relatos arrepiantes sobre jovens delinquentes no Brasil, o filme conseguiu passar um cruel retrato da verdadeira realidade das ruas da capital São Paulo, onde no meio de muitas vezes crianças não existe mais inocência quando entram em contato com um mundo repleto de violência, prostituição e crimes.

A trama apresenta o ator Fernando Ramos da Silva (que foi morto tempos após o filme aos dezenove anos de idade pela Polícia Militar de São Paulo) como personagem principal e a renomada atriz Marília Pêra como Sueli, uma prostituta.

A história gira em torno do personagem de Fernando, o Pixote que após fugir de um reformatório para menores infratores é recrutado por criminosos para transportar drogas e realizar assaltos.

Esse filme é um sucesso da crítica, até internacionalmente com diversos estrangeiros colocando Pixote entre os dez melhores filmes que estrearam naquele ano.

O longa metragem brasileiro foi indicado ao prêmio Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro. Em 2015, mais precisamente no mês de novembro, a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) elegeu o filme “Pixote, a Lei do Mais Fraco” como um dos 100 melhores filmes nacionais de todos os tempos.

Trailer de Pixote, a lei do mais fraco.

Leia Também: Como colocar música no Status do WhatsApp