Cuidar da nossa saúde bucal é uma das coisas mais importantes, pois a boca é a principal porta de entrada para qualquer doença, portanto, manter a boca saudável é extremamente necessário para manter o corpo são e protegido, por isso vamos falar um pouco sobre como conseguir implante dentário pelo SUS sem pagar.

Os implantes dentários são cirurgias feitas para repor os dentes que estão faltando, através de um cilindro de titânio que é colocado no osso, logo abaixo da gengiva para simular uma raiz de dente, e em cima desse cilindro é colocado um novo dente.

Os implantes dentários são indicados para pessoas que perderam seu dente, ou ainda quando o dente existe, porém é necessário extraí-lo, seja por algum problema encontrado ou apenas por uma questão de estética, que geralmente é a maioria dos casos.

Um implante dentário particular no Brasil, pode chegar a custar um valor de 3.500 reais, isso de apenas um dente, e caso for material importado o implante de cada dente pode chegar a custar mais de 16 mil reais.

Porém hoje, graças ao programa Brasil Sorridente, que foi criado no Brasil no ano de 2004, as pessoas cadastradas no programa podem receber tratamento dentário gratuitamente, inclusive implante dentário, que foi incluído no programa, juntamente com a ortodontia, no ano de 2011.

Mas como já foi mencionado acima, é necessário o cidadão estar cadastrado no programa e possuir o Cartão do SUS.

Porém nem todas as cidades no Brasil possuem o programa Brasil Sorridente, alguns locais ainda estão em fase de implantação, por isso antes de procurar atendimento é necessário verificar se na sua cidade o programa já existe.

Após essa verificação, você deve comparecer ao posto de saúde mais próximo de sua residência, munido do cartão do SUS e manifestar o seu interesse em fazer parte desse programa.

Dessa forma, você será direcionado a um atendimento específico, onde o médico irá identificar a necessidade de implante e encaminha-lo a um especialista também da rede SUS.

Existe uma fila de espera e atendimentos prioritários, que nesse caso são perdas de dentes por acidentes por exemplo, ou ainda em casos em que a mastigação está interferindo na saúde e forma de vida do paciente.

O limite de implantação dentária é de 6 dentes por paciente, e está tem que ser maior de 18 anos, não possuir doenças sistêmicas e ter uma boa condição periodontal, para assim conseguir implantar seus dentes através do SUS.

Após a cirurgia é importante que o paciente tenha alguns cuidados necessários para manter a sua saúde bucal e tenha consciência das consequências caso não cuide do seu pós cirúrgico.

É recomendado e imprescindível que após a cirurgia de implante dentário o paciente tenha uma alimentação adequada com alimentos líquidos e gelados de preferência, principalmente nas primeiras 12 horas após o implante.

Depois desse primeiro momento, a alimentação deve ser pastosa e apenas voltar a comer normalmente após 24 horas no mínimo após o procedimento.

É necessário também dormir com a cabeça encostada num travesseiro alto, evitar cuspir e evitar também bochechos, pois isso pode aumentar a possibilidade de sangramentos e interferir no resultado.

Esforços físicos também devem ser evitados durante pelo menos uma semana após o procedimento, além de exposição ao sol e falar muito.

O SUS, além de oferecer implantes dentários gratuitos, possui também a disponibilidade de retirada de sisos, tratamentos para cáries, cirurgias dentárias e tratamentos de canal, entre outros.

Tudo isso para que o paciente tenha como conseguir implante dentário pelo SUS sem pagar.