Com o avanço da tecnologia, está cada vez mais fácil encontrar aplicativos diversos que facilitam a sua vida e seu dia a dia. Aplicativos para vários tipos de tarefas usando apenas nossos aparelhos celulares. Transforme seu celular em um controle remoto acessando alguns aplicativos que vamos indicar aqui. Com essas ferramentas é possível efetuar algumas ações simples como trocar de canal, aumentar o volume, ligar e desligar sua TV.

Smart IR Remote

Vamos iniciar com o aplicativo Smart IR Remote, que é de longe, um dos melhores e mais procurados por usuários que precisam desse tipo de função no seu celular. Disponível para sistema Android, o Smart IR Remote tem ótimas críticas e grandes fãs pelo mundo afora, por ser um aplicativo funcional e bem completo. A ferramenta possui diversos recursos interessantes como por exemplo salvar configurações em backup.

Android TV Remote

O Android TV Remote é mais um aplicativo bem funcional e podem ser acessados em qualquer tipo e marca de TV. Além disso você consegue personalizar seu controle através de um guia de filmes e séries que serão exibidos em seus canais favoritos.

Remotie

O aplicativo Remotie é uma ferramenta exclusiva para TVs Samsung. Está disponível nas versões Android e iOS. A plataforma oferece aos seus usuários uma interface muito bonita, inteligente e muito fácil de usar. Através dessa ferramenta voce consegue inclusive controlar games na hora de jogar, pois ele possui um touchpad virtual.

Ele não é uma plataforma desenvolvida pela Samsung, por esse motivo alguns modelos de TV não são suportados, porém a maioria fabricada após 2016 conseguem acessar através do aplicativo.

Smartify

A plataforma Smartfy foi desenvolvida especialmente para aparelhos da LG. Ele funciona em absolutamente todos os modelos da marca, e a conexão pode ser feita através de código PIN.

O aplicativo está disponível nas versões Android e iOS e a maior parte dos recursos são oferecidos aos usuários apenas na versão paga, como por exemplo a digitação com o teclado do próprio celular, acesso aos aplicativos e controle de reprodução de vídeos.

Porém, na versão gratuita você pode aproveitar diversos recursos oferecidos pela plataforma, como acessar suas configurações, regular volume e canais, entre outras funções.

Roku

Um aplicativo especifico para os dispositivos com sistema Roku OS, o Roku oferece recursos como por exemplo, fazer pesquisas utilizando o teclado do celular, incluir canais a partir do celular e ainda transmitir conteúdos do telefone para a TV.

A ferramenta Roku tem como destaque em seus recursos a função de audição privada, que permite ao usuário ouvir canais pelo fone de ouvido conectado em seu celular. O aplicativo está disponível nas versões Android e iOS.

Universal Remote TV

O Universal Remote TV, é uma ferramenta de controle remoto universal. Porém ele não funciona em todos os aparelhos e marcas. Até o momento ele é compatível com TVs Samsung e LG. Os seus desenvolvedores prometem que em breve o aplicativo dará suporte também para outras marcas e modelos.

Os recursos apresentados pela plataforma são ajustes de volume da TV, trocar de canal, campo de pesquisa e configurações, entre outros.

O Universal Remote TV está disponível apenas para versões iOS. A maioria das funções são pagas, a versão gratuita oferece algumas funções com anúncios.

Além desses aplicativos, o mercado digital oferece muito mais aplicativos para que você consiga usar o seu celular como controle remoto, e não apenas de TV, como também de ar condicionado, câmeras de segurança e muito mais. Basta pesquisar o que mais vai se adequar a sua necessidade e fazer o download para o seu aparelho.


Leia também: